O cheque não pode conter rasuras e deve ser personalizado, para ser conferido com os documentos do emitente. |
Exija o RG, de preferência o original, confira a fotografia e a assinatura e anote também o endereço e o fone do emitente. |
Importante: Solicite também ao cliente a apresentação do cartão do banco; raramente cheque e cartão são roubados juntos. |
Solicite também assinatura no verso e no ato do recebimento. Compare as assinaturas |
Confira os preenchimentos dos cheques, observando o valor por escrito e em cifras. |
Não aceite cheques previamente assinados ou preenchidos. |
Verifique se o código do banco, o número da agência, do cheque e da conta corrente (na parte superior) confere os números impressos no campo CMC7 (na parte inferior). Os falsários alteram os dados dos cheques. |
Na dúvida solicite o CPF. |
Faça sempre uma consulta de avaliação do cheque. |
Redobre sua atenção nas sextas-feiras (principalmente após o fechamento dos bancos) e nos finais de semanas. |
Desconfie de cheques amarelados, a conta poder estar inativa ou cancelada. |
Não aceite que no valor maio que a compra, não reembolsa o cliente pela diferença. |
Coloque um cartaz em um local visível, no estabelecimento, informando que só serão aceito cheques mediante de consultas e documentos. |
Dependendo do risco da operação, considere a possibilidade da entrega da mercadoria para após a compensação do cheque. |
Não troque cheques por dinheiros e nem aceite cheques de terceiros. |
Utilize sempre uma política única para recebimento de cheques, não deixando se levar pelas aparências. |
Oriente sempre seus funcionários pela política da empresa a fim de evitar dificuldades ao consumidor e para o próprio estabelecimento. |
Explique aos seus clientes que o tal procedimento visam proteger pessoas honestas com ele, evitando a circulação de cheques roubados e falsificados. |